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FA-1.2.1-B (K1) Relembrar abordagens de desenvolvimento ágil de software – Scrum

Lição Progress

FA-1.2.1-B (K1) Relembrar abordagens de desenvolvimento ágil de software – Scrum


SCRUM

É um método ágil para planejamento e gestão de projetos de software. Abrange as seguintes cerimônias: planejamento da sprint; reunião diária, revisão da sprint; retrospectiva da sprint.

Sprint

Iterações de um projeto de duração fixa (geralmente um tempo curto, 1,5 a 3 semanas).

Incremento do Produto

Cada sprint resulta em um produto que potencialmente pode ser entregue ao cliente.

Backlog do Produto

  • O proprietário do produto gerencia uma lista priorizada de itens de produtos planejados;
  • O backlog do produto evolui de sprint para sprint;

Backlog da Sprint

  • No início de cada sprint, a equipe Scrum seleciona um conjunto de itens de prioridade mais elevada do backlog do produto, que formará o Backlog da Sprint;
  • É somente de responsabilidade da equipe Scrum, e não o proprietário do produto, selecionar os itens a serem realizados no sprint;

Definição de Pronto

  • Os membros devem ter um entendimento compartilhado do que significa “o trabalho estar completo”, para garantir transparência;
  • Esta é a definição de pronto para a equipe do Scrum e é usado para avaliar quando um item do backlog do produto está pronto.

Timeboxing

(Tempo determinado): É um período de tempo previamente acordado no qual um time irá trabalhar na direção de um mesmo objetivo;
Em vez de permitir que o trabalho continue até o objetivo ser alcançado, e avaliar o tempo gasto, o timeboxing interrompe o trabalho quando o tempo limite é atingido, e se avalia o que foi concluído;
No Scrum o conceito de “Time Box” é aplicado a tudo: Sprints e reuniões.

Transparência

  • A equipe de desenvolvimento descreve e atualiza os status de sprint diariamente, em reunião Stand-up;
  • Isso faz com que o conteúdo e o andamento da sprint atual, incluindo resultados, sejam visíveis para a equipe, gestão e todas as partes interessadas.

Scrum Master

Garante que:

  • As práticas e regras do Scrum sejam seguidas;
  • Resolve quaisquer violações, questões de funcionalidades, ou outros impedimentos que possam impedir a equipe de seguir as práticas e regras.

Não é líder da equipe, mas um treinador.

Proprietário do Produto

  • Representa o cliente;
  • Gera, mantém e prioriza o backlog do produto.

Esta pessoa não é o líder da equipe

Equipe de Desenvolvimento

  • Desenvolve e testa o produto de software;
  • A equipe é auto organizada e não há líder, pois a equipe toma as decisões;
  • A equipe também é multifuncional.

Scrum vs XP

  • O Scrum diferentemente do XP não dita técnicas específicas de desenvolvimento de software, por exemplo, o teste antes da programação;
  • Além disso, não fornece orientação sobre como o teste deve ser realizado em um projeto Scrum.