FA-1.2.2 (K3) Escrever histórias de usuários testáveis com colaboração entre os desenvolvedores e o cliente
Especificações ineficientes podem resultar no fracasso do projeto.
Os usuários:
Desconhecem suas verdadeiras necessidades;
Não têm uma visão global do sistema;
Solicitam funcionalidades redundantes ou contraditórias;
Falham na comunicação.
No Desenvolvimento Ágil
As histórias do usuário abordam características funcionais e não-funcionais.
Cliente, Devs e Testadores colaboram com as definições;
Provê aos Devs e Testadores uma visão ampliada da característica que o cliente irá validar;
Contém critérios de aceitação;
Devem ser atendidos para que a equipe ágil considere uma tarefa concluída.
Como a perspectiva única do testador melhora a história do usuário?
Identificando detalhes ausentes ou requisitos não-funcionais;
Formulando perguntas abertas aos clientes sobre a história do usuário;
Propondo formas de testar a história do usuário;
Confirmando os critérios de aceitação.
Técnicas para a Autoria Colaborativa da História do Usuário
Uma história de usuário é a conjunção de três elementos
Cartão:
Meio físico que descreve uma história de usuário;
Identifica a exigência, sua criticidade, desenvolvimento esperado, duração do teste, e os critérios de aceitação para essa história;
A descrição deve ser precisa, uma vez que será utilizada no backlog do produto.
Conversação:
A conversa explica como o software será usado;
Pode ser documentada ou verbal;
Os testadores tendo um ponto de vista diferente em relação aos desenvolvedores e cliente, gera uma contribuição valiosa para a troca de ideias, opiniões e experiências;
A conversa começa durante a fase de planejamento de release e continua quando a história é programada.
Confirmação:
Os critérios de aceitação, discutidos na conversa, são utilizados para confirmar que a história foi realizada;
Testes positivos e negativos devem ser utilizados para abranger os critérios;
Durante a confirmação, vários participantes desempenham a função de um testador;
Podem incluir desenvolvedores, especialistas com foco em desempenho, segurança, interoperabilidade e outras características de qualidade.
As equipes ágeis variam em termos de como eles documentam histórias de usuários. Independentemente da abordagem adotada para documentar histórias de usuário, a documentação deve ser concisa, suficiente e necessária.