SCRUM
É um método ágil para planejamento e gestão de projetos de software. Abrange as seguintes cerimônias: planejamento da sprint; reunião diária, revisão da sprint; retrospectiva da sprint.
Sprint
Iterações de um projeto de duração fixa (geralmente um tempo curto, 1,5 a 3 semanas).
Incremento do Produto
Cada sprint resulta em um produto que potencialmente pode ser entregue ao cliente.
Backlog do Produto
- O proprietário do produto gerencia uma lista priorizada de itens de produtos planejados;
- O backlog do produto evolui de sprint para sprint;
Backlog da Sprint
- No início de cada sprint, a equipe Scrum seleciona um conjunto de itens de prioridade mais elevada do backlog do produto, que formará o Backlog da Sprint;
- É somente de responsabilidade da equipe Scrum, e não o proprietário do produto, selecionar os itens a serem realizados no sprint;
Definição de Pronto
- Os membros devem ter um entendimento compartilhado do que significa “o trabalho estar completo”, para garantir transparência;
- Esta é a definição de pronto para a equipe do Scrum e é usado para avaliar quando um item do backlog do produto está pronto.
Timeboxing
(Tempo determinado): É um período de tempo previamente acordado no qual um time irá trabalhar na direção de um mesmo objetivo;
Em vez de permitir que o trabalho continue até o objetivo ser alcançado, e avaliar o tempo gasto, o timeboxing interrompe o trabalho quando o tempo limite é atingido, e se avalia o que foi concluído;
No Scrum o conceito de “Time Box” é aplicado a tudo: Sprints e reuniões.
Transparência
- A equipe de desenvolvimento descreve e atualiza os status de sprint diariamente, em reunião Stand-up;
- Isso faz com que o conteúdo e o andamento da sprint atual, incluindo resultados, sejam visíveis para a equipe, gestão e todas as partes interessadas.
Scrum Master
Garante que:
- As práticas e regras do Scrum sejam seguidas;
- Resolve quaisquer violações, questões de funcionalidades, ou outros impedimentos que possam impedir a equipe de seguir as práticas e regras.
Não é líder da equipe, mas um treinador.
Proprietário do Produto
- Representa o cliente;
- Gera, mantém e prioriza o backlog do produto.
Esta pessoa não é o líder da equipe
Equipe de Desenvolvimento
- Desenvolve e testa o produto de software;
- A equipe é auto organizada e não há líder, pois a equipe toma as decisões;
- A equipe também é multifuncional.
Scrum vs XP
- O Scrum diferentemente do XP não dita técnicas específicas de desenvolvimento de software, por exemplo, o teste antes da programação;
- Além disso, não fornece orientação sobre como o teste deve ser realizado em um projeto Scrum.