100%
LIÇÕES & TÓPICOS

Por que é necessário testar?

Por que é necessário testar?

Leituras:

Syllabus Seção 1.1 – Por que é necessário testar?  Ouça o áudio

Apostila Seção 1 – Por que é necessário testar?
Glossário de Termos- Bug, defeito, erro, falha, dano, engano, qualidade, risco
Apostila – Leitura da norma 9126

Vídeo Aula:

[fusion_youtube id=”5Yv8iAm3VPE” alignment=”” width=”” height=”” autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_youtube]

Simulados:

Apostila – Seção 1.1 – Questões 1 a 6

Objetivo de Aprendizado 1.1.1 – Descrever com exemplos, a maneira com que o defeito no software pode causar danos a pessoas, companhias ou ambientes. (K2)

A sociedade moderna necessita de serviços que envolvem algum tipo de software: caixa eletrônico; redes sociais; aplicações mobile; controle de tráfego aéreo
Os softwares estão se tornando cada vez mais complexos, e o seu desenvolvimento demanda a correta identificação dos requisitos; elaboração de modelos gráficos e textuais;  projeto da arquitetura; interfaces; codificação; testes; homologação e implantação
A ocorrência de falhas nos softwares podem causar prejuízos, perda de imagem, e colocar vidas humanas em risco

ctfl1

Objetivo de Aprendizado 1.1.2 – Distinguir entre a causa raiz do defeito e seus efeitos. (K2)

As falhas nos softwares são o resultado de um erro decorrente da ação humana, que causa um defeito no software
ctfl2
 
Quando os defeitos de software são gerados? Os defeitos não ocorrem apenas no código do software, mas também em qualquer  artefato gerado durante o processo de desenvolvimento
ctfl3

Objetivo de Aprendizado 1.1.3 – Justificar a necessidade de testar utilizando exemplos. (K2)

Objetivo de Aprendizado 1.1.4 – Descrever porque teste é parte da garantia da qualidade e dar exemplos de como o teste contribui para atingir um nível de qualidade superior. (K2)

Objetivo de Aprendizado 1.1.5 – Explicar e comparar termos como erro, defeito, dano, falha e seus termos correspondentes engano e bug usando exemplos. (K2)