CTFL-AT: Dúvidas sobre Cap.01 Syllabus Agile Tester

Home Fóruns Treinamentos Preparatórios para Certificações do BSTQB CTFL-AT: Dúvidas sobre Cap.01 Syllabus Agile Tester

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  galeoteusr 2 anos, 2 meses atrás.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14066

    galeoteusr
    Mestre

    Boa Noite,

    Poderiam me ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:

    1. O que é o modelo de desenvolvimento iterativo para o modelo de desenvolvimento incrementar? Qual a diferença entre eles?

    2. Qual a função e papel de um representante da empresa e de um representante de negócios? Em que momento eles atuam em projetos ágeis?

    3. Entre as 13 práticas principias que o XP descreve existem 03 que fiquei na dúvida: elaboração de dez minutos, programação do teste primeiro e design incremental. Vcs podem explicar cada uma?

    4. O que é timeboxing em Scrum?

    5. Em Retrospectiva cita “análise de causa raiz de defeitos”. Explique melhor ou exemplifique o que poderia ser isso?

    6. O que significa o beneficio na integração contínua de: Manter a versão do SW que está sendo testado dentro de um dia da versão que está sendo desenvolvida?

    Obrigada
    Flávia Lobato

    #14085

    galeoteusr
    Mestre

    Olá Flavia. Veja as respostas para as suas questões:
    “1. O que é o modelo de desenvolvimento iterativo para o modelo de desenvolvimento incrementar? Qual a diferença entre eles?”

    R. Modelos de desenvolvimento iterativo são aqueles em que as entregas são planejadas em iterações (sprints no ágil). Iterações são períodos curtos, geralmente 1, 2 ou 3 semanas. Modelos de desenvolvimento como o RUP são iterativos e incrementais, pois a cada iteração se acrescenta um incremento no produto de software sendo desenvolvido. Assim de modo geral os modelos iterativos são incrementais.

    “2. Qual a função e papel de um representante da empresa e de um representante de negócios? Em que momento eles atuam em projetos ágeis?”

    R. Representante da empresa e representante de negócios são sinônimos. Em projetos ágeis são conhecidos também como dono do produto (PO – Product Owner), e atuam desde o início do projeto, sentando junto com o time de desenvolvimento

    “3. Entre as 13 práticas principias que o XP descreve existem 03 que fiquei na dúvida: elaboração de dez minutos, programação do teste primeiro e design incremental. Vcs podem explicar cada uma?”

    R. Elaboração ou BUILD DE DEZ MINUTOS – é uma prática para automaticamente fazer o build de todo o sistema e executar todos os testes em 10 minutos, com o propósito de se obter feedback da qualidade do produto.

    PROGRAMAÇÃO TESTE PRIMEIRO – desenvolvimento orientado a teste : escreva os testes antes do código, testes automatizados, devem passar 100% antes de continuar o desenvolvimento. Teste de aceitação : escritos em conjunto com o cliente, funciona como um contrato, é medida do progresso

    DESIGN INCREMENTAL – faça a coisa mais simples que possa funcionar. O design mais efetivo é o da luz da experiência. Refatoração: melhore o design do código existente sem mudar a funcionalidade

    “4. O que é timeboxing em Scrum?”

    R. Timeboxing (caixa de tempo): É um período de tempo previamente acordado no qual um time irá trabalhar na direção de um mesmo objetivo. Em vez de permitir que o trabalho continue até o objetivo ser alcançado, e avaliar o tempo gasto, o timeboxing interrompe o trabalho quando o tempo limite é atingido, e se avalia o que foi concluído. No Scrum o conceito de “Time Box” é aplicado a tudo: Sprints e reuniões.

    “5. Em Retrospectiva cita “análise de causa raiz de defeitos”. Explique melhor ou exemplifique o que poderia ser isso?”

    R. Uma fonte de um defeito tal que, se ele for removido, a ocorrência do tipo do defeito é reduzida ou removida. Por exemplo, em um site de comercio eletrônico uma falha pode ser não conseguir comprar mais do que 9 itens do mesmo produto. A causa raiz dessa falha pode ser um defeito no código inserido por um programador que precisa ser melhor treinado.
    No ágil se destaca a importância da análise de causa raiz das falhas, de forma a melhorar continuamente a qualidade do processo e do produto.

    “6. O que significa o benefício na integração contínua de: Manter a versão do SW que está sendo testado dentro de um dia da versão que está sendo desenvolvida?”

    R. Significa que diariamente uma versão de software é compilada, testada unitariamente e disponibilizada no ambiente de teste. Dessa forma o feedback sobre a qualidade do software ocorre diariamente, e não há acumulo de problemas na geração de builds, ou de defeitos de software.

    😉

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.